Conheça a retaguarda fiscal e tributária que dá segurança ao crescimento da MDT

Quem vê o nosso CEO Martinelly Santos celebrando a expansão de mais de 100% ao mês no faturamento, não imagina o quanto a área fiscal tem trabalhado em ritmo igualmente veloz e inteligente para dar suporte a este crescimento.

Com a contratação do CFO (Chief Financial Officer), Anistai Barros, em março, deu-se início a uma série de ações estratégicas para conferir mais agilidade às entregas, reduzir custos com impostos e garantir a segurança fiscal da operação.

Os resultados já começam a aparecer. Neste mês de junho, começam a valer acordos para pagamentos dos impostos de cada pedido em um só lote para 19 Estados, em conjunto com a emissão da Nota Fiscal Eletrônica.

“Eu me surpreendi quando cheguei à Maravilhas da Terra e vi que todos os impostos sempre foram pagos de forma antecipada, o que é incomum na maioria das empresas. Agora, com o pagamento em um só lote, vamos diminuir em muito o processo interno da logística, pois não precisaremos mais imprimir a GNRE (Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais) em cada nota emitida”, da Maravilhas da Terra.

O executivo tem sido responsável também por fechar acordos estratégicos para regimes especiais de tributação, que credenciam a empresa a ter benefícios e livre circulação de mercadorias, gerando economia fiscal e redução dos custos logísticos e tempo de entrega.

Foram firmados ainda contratos com escritórios contábeis em todos os Estados, de forma a agilizar os procedimentos de Inscrição Estadual e auxiliar de maneira assertiva em eventuais demandas em cada região.

“O modelo comercial de Vendas Diretas sempre foi passível de questionamento das diferenças de alíquotas da Substituição Tributária entre os Estados, o que exige a adoção de um modelo tributário transparente. Para isso, é necessário dar tratamento diferenciado por Estado, evitando retenção de pedidos nas barreiras fiscais para análise. Daí a importância de ter uma Inscrição Estadual em todos os locais”, afirma Anistai Barros.

Em 15 Estados, essa Inscrição já está protocolada. Nos restantes, todo o processo deve ser finalizado em até 90 dias. “Só não concluímos tudo ainda, pois os funcionários da maioria dos órgãos públicos estão precisando trabalhar em home office devido ao Coronavírus, o que aumentou a lentidão na liberação de cada etapa para a Inscrição”, diz Barros.

 

Abertura dos MDT Logs no Nordeste e Espírito Santo

O CFO da Maravilhas da Terra também capitaneia a equipe que conseguiu, em tempo recorde, a liberação para o início das operações dos dois novos Centro Logísticos da Maravilhas da Terra – MDT Log, em Pernambuco e no Espírito Santo.

Isso significa que, até o final de junho, os pedidos da região Nordeste e parte do Norte terão custo menor e entrega mais rápida. Além disso, para as demais regiões, o MDT Log do Espírito Santo ajudará a escoar com mais rapidez para todo o Brasil os pedidos dos consultores.

“Temos uma equipe muito engajada, que realmente está alinhada com o propósito da empresa e entende a velocidade com que precisamos atender às necessidades dos consultores. Estes foram grandes avanços, mas ainda temos muito a fazer para melhorar a experiência dos nossos consultores a partir da Inteligência Fiscal”, conclui Barros.

 

Quem é Anistai Barros

Formado em Administração de Empresa com Pós-Graduações em Finanças Corporativas e Controladoria Tributária, com 20 anos de experiência em indústrias e consultoria para grandes empresas de diversos segmentos, dentre elas multinacionais.

Desde março de 2020, ele assumiu como CFO (Chief Financial Officer) da Maravilhas da Terra, com a missão de utilizar as melhores práticas de Inteligência Fiscal e Tributária para dar segurança, economia e agilidade ao crescimento da companhia.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *